Aviso: RigorTático em Manutenção      

Académica Arouca Belenenses Benfica Boavista Estoril FC Porto Gil Vicente Marítimo Moreirense Nacional P. Ferreira Penafiel Rio Ave SC Braga Sporting V. Guimarães V. Setúbal Champions League Europa League

TUDO SOBRE O PROCESSO DA SUSPENSÃO DE JORGE JESUS


Recorda-se que no final do Guimarães-Benfica, alguns adeptos visitantes invadiram o relvado na esperança de receber algumas camisolas e cumprimentos dos seus jogadores. Nesse instante, agentes de segurança privada e da policia de segurança publica procuraram intercetar esses adeptos e, nessa altura, Jorge Jesus apareceu e decidiu intervir, numa tentativa de libertar um dos adeptos (ver o video). Devido a essa acontecimento, o treinador encarnado acaba de ser castigado pelo conselho de disciplina da federação portuguesa de futebol com 30 dias de suspensão (mais multa de 5.355€), ficando assim impedido de orientar a equipa por 4 jogos. Porem, tudo depende do dia em que Jorge Jesus for notificado pois até podem vir a ser cinco jogos. Mas, para já, para o próximo fim de semana, Jorge Jesus vai saltar do banco de suplente para bancada no jogo em casa com Sp. Braga. Depois, continuará como treinador de bancada nos jogos com Rio Ave (jogo fora a 2 dezembro), com o Arouca (jogo em casa a 6 dezembro) e com o Olhanense (jogo fora a 15 dezembro). O seu regresso ao banco de suplentes poderá estar marcado para 20 de dezembro, no encontro com V. Setúbal, apenas se o técnico não for notificado na quinta-feira ou depois disso, o que parece pouco provável. No entanto, durante este período, o treinador encarnado vai poder orientar a equipa nos embates europeus com o Anderlecht e o PSG.

Sobre a consequência dos incidentes: Para o CD não houve agressão, apenas entende ter existido gestos grosseiros e injuria. Já o técnico garante que não agrediu ninguém, nem teve essa intenção, embora tenha admitido que tocou no policia, na tentativa de defender o adepto que estava a ser agarrado no relvado, pelos seguranças e pelas forças policiais. Refira-se ainda que este incidente deu origem, também, a um inquérito judicial. Jorge Jesus foi ouvido no Departamento de Investigação e Ação Penal na passada segunda-feira. Daqui a algum tempo, iremos saber se o caso é arquivado ou transita para julgamento.

Os castigos da carreira de Jorge Jesus na luz 

Para o mister Jorge Jesus, que está no Benfica desde a época de 2009/2010, este tipo de situações já não são novidades. A contar com este castigo, já é o terceiro incidente a manchar a sua carreira na luz.

O primeiro castigo aconteceu na temporada de 2010/2011, após um jogo ocorrido entre o Benfica e Nacional, no estádio da luz, a contar para 17.ª jornada do campeonato nacional (janeiro de 2011). No final do encontro, que terminou com um triunfo das águias por 4-2, Jorge Jesus envolveu-se com Luís Alberto, jogador da formação madeirense. A comissão disciplinar da liga entendeu que houve tentativas de agressão e puniu o treinador com 11 dias de suspensão e o pagamento de uma multa no valor de 7.500 euros. 

O segundo castigo aconteceu na ultima temporada (2012/13), mas foi dado devido a um incidente ocorrido em 2011/2012, após um duelo entre Benfica e FC Porto, no Estádio da luz, onde os azuis e brancos venceram por 3-2. No final do clássico, Jesus considerou que as águias foram derrotados "pela terceira equipa, a de arbitragem", e por isso, foi suspenso por 15 dias pelo conselho de disciplina da federação. A decisão daquele departamento foi conhecida apenas em Setembro de 2012, já na época de 2012/13, e obrigou ainda o treinador a pagar uma multa no valor 1.500 euros.

Quando Raul José assume as funções de Treinador principal... Raul José, de 50 anos, acompanha Jorge Jesus desde 2004. Irá assumir, durante estes 30 dias de suspensão, o comando técnico da equipa encarnada pela quarta vez. Em Abril de 2011 o adjunto de Jesus assumiu duas vez o papel principal em jogos do campeonato, perdendo com a Naval (2-1), na figueira da foz, e vencendo o Beira-Mar (2-1), na luz. Após o primeiro jogo, considerou a situação que estava a viver "normal dentro da normalidade" e confirmou ter recebido informações durante o desafio, através de comunicações moveis, do treinador principal que assistia ao jogo na bancada. Depois, na luz, não largou o auricular, onde recebia as instruções de Jorge Jesus. "Fui gerindo a equipa", afirmou o adjunto, em 2011.
Já em novembro do mesmo ano, orientou a equipa contra o Basileia na Luz, em jogo a contar para a Champions (1-1), depois do tecnico ter sido expulso na ronda anterior, contra o mesmo adversário na suíça.
A receçao ao Sp. Braga será a quarta ocasião do adjunto lisboeta que é visto de forma recorrente como um pacificador nos momentos de maior fervor de Jorge Jesus.

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com