Aviso: RigorTático em Manutenção      

SPORTING CP: Em busca do desejado título nacional



3º. Sporting (41pt) - O clube de Alvalade tem vivido anos difíceis e épocas para esquecer, com várias mudanças a nível técnico e directivo, má gestão e várias contratações fracassadas que prejudicaram constantemente o rendimento do clube. Na época passada, os leões estavam sobre a presidência do engenheiro civil Godinho Lopes, o Sporting teve 3 treinadores e terminou o campeonato nacional na sua pior classificação de sempre: Sá Pinto, que transitava da época passada como treinador leonino, foi o primeiro e acabou por sair na 5ª jornada depois de perder frente ao Videoton por 3-0, nas competições europeias. O belga Franky Vercauteren foi o 2º treinador a ocupar o lugar de treinador dos leões mas este também não aguentou os maus resultado e saiu na 13ª jornada, após uma derrota frente ao Paço de Ferreira que deixou o conjunto verde e branco na 12ª posição, no campeonato. Jesualdo Ferreira foi então chamado para ocupar o cargo de treinador, e para tentar mudar aquela que estava a ser uma época de pesadelo para os sportinguistas, mas o professor não conseguiu levar a equipa para bons caminhos, acabou o campeonato no 7º posto (42 pontos) e ficou, inclusive, fora da qualificação europeia. O novo presidente Bruno de Carvalho optou por não continuar com Jesualdo Ferreira nesta nova época.

Godinho Lopes demitiu-se e entrou Bruno de Carvalho que desde logo mostrou-se muito empenhado em "arrumar a casa" e mudar o reino do leão de acordo com as possibilidades do clube, que se encontrava com excesso de endividamento e com variadas responsabilidades financeiras. BdC tratou de rescidir com jogadores estrangeiros que tinham contratos incomportáveis, definiu um orçamento reduzido e fez o que à muito devia ter sido feito: utilizar na equipa principal o produto de uma academia que tanto custa ao clube e que forma grandes jogadores que sabem o que é o clube, conhecem a sua história e sentem a camisola que usam. Com a utilização da prata da casa e aproveitando as potencialidades quer da formação quer da equipa B, BdC apenas fez contratações a custo zero, para equilibrar e aumentar a competividade de alguns sectores, e escolheu Leonardo Jardim para treinador principal.

Leonardo Jardim, que já é experiente na liga principal portuguesa, já conquistou tudo e todos em Alvalade. O Madeirense meteu a equipa principal a jogar bom futebol, organizados, sem medos e confiantes, chegando ao final da 1ª volta quase com os mesmos pontos que conquistou na época passada, com o 10 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota frente ao Porto no dragão. Na taça de Portugal, os Pupilos de Leonardo Jardim foram eliminados frente ao Benfica na 3ª eliminatória, num derbi louco (4-3) e cheio de conflitos. Na taça da Liga, os leões foram sorteados no grupo B com o FC Porto, o Marítimo e o Penafiel, mas também não tiveram sorte e foram eliminados: em Alvalade empataram frente aos campeões nacionais, seguiu-se uma vitória diante dos Leões da Madeira e acabaram a sua participação na prova com uma vitória no terreno do Penafiel.

Os leões já deram 5 goleadas, são a melhor defesa do campeonato, já foram o melhor ataque durante a 1ª volta e já tiveram por algumas ocasiões na liderança no campeonato. Nas 6 últimas jornadas a equipa de Alvalade tem baixado as suas prestações com 3 empates frente ao Nacional, à Académica e ao Estoril, foi derrotado com uma exibição fraca no derbi frente ao Benfica e apenas ganhou ao Arouca e Olhanense com resultados sofridos (1-2 e 1-0, respectivamente).

Balanços até ao Momento: CD NacionalGD Estoril Praia, SC BragaVitoria Guimarães SCAcadémica de Coimbra, Rio Ave FC,Vitoria Setúbal FCCS MarítimoGil VicenteFC AroucaCF BelenensesFC Paços de Ferreira e SC Olhanense
Próximo dia: Balanço Sobre FC Porto

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com