14º Belenenses (12pt): Em tempos, a equipa do restelo já foi uma das grandes equipas da liga principal do futebol português, e após três épocas na II Liga o Belenenses garantiu o seu regresso à primeira liga, com o título de campeão da II Liga, tendo somado 96 pontos com 30 vitórias, 6 empates e 6 derrotas em 42 jornadas. O sucesso foi conseguido com Van der Gaag como treinador. O holandês acabou, no entanto, por ser um dos destaques também da segunda parte do ano dos azuis. A 21 de Setembro, Van der Gaag foi assistido ainda no Estádio do Restelo e transportado ao hospital para ser submetido a exames, depois de ter sentido algumas dores no coração, enquanto estava no banco na receção ao Marítimo em jogo da quinta jornada do campeonato português que coincidiu com a primeira vitória dos azuis. Após o susto, o holandês continuou sem orientar a equipa nos jogos, uma situação que levou a SAD do Belenenses a recorrer ao
responsável dos juniores, Marco Paulo, que tem vindo a cumprir essa tarefa. Com Marco Paulo como treinador principal, a equipa conquistou 6 empate, destaque para os jogos em que a equipa do Restelo tirou pontos ao Benfica e ao FC Porto, e 4 derrotas, conquistando apenas pelo meio uma vitória frente ao Olhanense por 2-1.
O Belenenses ocupa, assim, a 14.ª e antepenúltima posição na I Liga,
com 12 pontos e já foi afastada da Taça de Portugal pela Académica na 3.ª eliminatória. Na Taça da Liga, a equipa azul mede forças no Grupo C, onde tem a companhia de SC Braga, Estoril e Beira-Mar, e para já não tem sido mau de todo pois os Azuis do Restelo já conquistaram uma vitória frente ao Beira-Mar por 1-0 e um saboroso empate a um bola frente ao Estoril, o que é suficiente para o Belenenses permanecer no segundo posto com 4 pontos.
A equipa de Belém acabou mesmo por ficar sem treinador, após o ultimo jogo da taça da liga, depois de Mitchell van der Gaag apresentar a demissão devido à "impossibilidade de liderar a
equipa em dias de jogo". Já mesmo sem treinador, mas ainda na sombra de Marco Paulo, o Belenenses começou a segunda volta a perder frente ao Rio Ave por 1-0 com o golo a ser marcado mesmo ao cair do pano.
Balanços até ao momento:
Próximo dia: Balanço sobre Arouca
Comente