Aviso: RigorTático em Manutenção      

Académica Arouca Belenenses Benfica Boavista Estoril FC Porto Gil Vicente Marítimo Moreirense Nacional P. Ferreira Penafiel Rio Ave SC Braga Sporting V. Guimarães V. Setúbal Champions League Europa League

LIGA DOS CAMPEÕES: Análise do Grupo do SL Benfica


E o sorteio assim o ditou que, este ano, o Benfica calha-se no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões, juntamente com o milionário Paris Saint German de frança, o Olympiacos da Grécia onde joga Paulo Machado e Anderlecht da Bélgica. Um grupo onde, teoricamente, o Benfica, pelos argumentos de que dispoem, terá mais do que obrigação em qualificar-se para a próxima fase. 
Benfica:
    O treinador Jorge Jesus, não deve abdicar do seu esquema tático habitual, 4-2-3-1, com um médio mais recuado e outro mais à frente a ajudar as tarefas ofensivas.
    Assim, o treinador da Luz, deve colocar na baliza Artur, que irà fazer a sua terceira época de águia ao peito sendo já considerado o dono da baliza encarnada. Nas laterais, principalmente na ala esquerda o assunto já deve estar encerrado, pois não há dúvidas nenhumas que Siqueira vai ser titular (ainda por mais Bruno Cortez foi excluído da lista) e assim trazer mais força ao ataque e mais solidez defensiva ao conjunto encarnardo, tendo, desta maneira, o Benfica resolvido um assunto que já vinha a ser arrastado há bastante tempo. Na ala direita o assunto já não é tão evidente, mas nós apostamos que quando Sílvio voltar de lesão e recuperar a sua melhor forma deve arrumar Maxi de vez do lugar, este que tem vindo a demonstrar com as suas últimas exibições que não tem estaleca para jogar num clube como o Benfica. No centro da defesa, a dupla Luisão-Garay, deve continuar, tanto pela sua segurança que transmite à equipa como por se completarem-se um ao outro na perfeição. No meio-campo como referimos num post anterior, devido à lesões que o Benfica tem sofrido (Salvio, Sulejmani, ), Fejsa deve começar a jogar ao lado do Matic, com este a ocupar o lugar de Enzo que deverá ser colocado no lugar deixado por Salvio. A grande questão a saber é se os dois sérvios conseguem jogar juntos, o que já foi posto em causa pelos críticos, mas se eles conseguirem se conjugarem, não há dúvidas nenhumas que o miolo do Benfica vai ficar muito mais forte por causa da qualidade dos dois jogadores em causa. Depois mais à frente temos sem dúvidas nenhumas os melhores jogadores do Benfica em termos técnicos, Markovic e Gaitan, eles que podem decidir jogos sozinhos quando o coletivo não o conseguir. No lugar de ponta de lança, temos Cardozo que é o melhor avançado do Benfica nestes últimos anos e basta a olhar para as estastiticas, pois o paraguaio marca 20 golos para cima por época e sabe-se posicionar no ataque, joga bem de costas e raramente falha nos momentos em que a luz chama por ele.

Paris Saint German:

A equipa francesa apresenta-se como a melhor do grupo, pois dispõem do melhor plantel em relação às outras 3 equipas, com quem vai jogar.
  Na baliza, a equipa francesa têm como guardião o italiano Sirigu que já provou que na sua melhor forma é muito útil, além da sua experiência e reflexos, mais à direita, o dono é o Holandês Van der Wiel, que é uns dos melhores defesas a atacar na atualidade pela sua ténica, bons cruzamentos e velocidade mas no capitulo defensivo já compromete mais. No centro da defesa, Blanc conta com dois brasileiros de enorme qualidade nos pés tanto como no jogo aéreo, bons a desarmar e não cometem muitas falatas, ou seja, defesas de top com principal destaque para Thiago Silva que é o melhor defesa do mundo na atualidade. Na esquerda, deve alinhar o prodígio francês,Lucas Digne, que se comprovar a sua evolução nos próximos tempos pode vir a ser considerado o melhor lateral- esquerdo do mundo, pois apresenta uma grande ténica e maturidade no seu jogo que não é comum nos miúdos da sua idade e é tão bom a atacar como a defender. No meio-campo deve alinhar Maitudi e Thiago Motta com o francês a ser o principal destaque pela sua excelente forma que está atravessar, sendo neste momento o melhor bot-box frances, fazendo lembrar Makelele, o outro jogador que completa o miolo é o italiano Thiago Motta pois têm a qualidade que a equipa precisa para equilibrar a equipa nos momentos defensivos e atacantes. Nas alas, os franceses apresentam Lavezzi e Lucas que são jogadores bastantes rápidos e ténicamente evoluídos e que podem decidir jogos sozinhos, no apoio a Ibrahimovic deve jogar Cavani que juntamente com o sueco promete ser uma enorme dor de cabeça paras as defesas das equipas adversárias, pela sua capacidade de finalização, como conseguem jogar de costas para a baliza  e a forma como encontram espaços para marcar golos.
 

A outra equipa que faz parte do grupo C é o Olympiacos, que na nossa opinião é a equipa que pode trazer mais dificuldades ao clube da luz, pois reforço-se muito bem esta época e apresenta um plantel equilibrado.
    Assim a equipa apresenta na baliza o antigo guarda-guedes do Benfica, Roberto que não foi muito feliz na passagem por Portugal, mas é um redes com muita qualidade e bons reflexos. Na direita apresenta também outro jogador bem conhecido dos portugueses, o brasileiro Leandro Salino, que sem ser um jogador que se destaca  muito durante os 90 minutos é um defesa que é competente e tem bastante qualidade quando apoia o ataque, no centro da defesa têm os gregos Siovas e Manolas que são defesas- centrais com alguma qualidade  para a posição. No lado esquerdo tem o camoranês Bong que também é melhor a atacar que a defender e por isso pode ser por ai que as equipas devem explorar o seu ataque. No meio campo apresenta Maniatis e Samaris que são jogadores para dar mais equilibrio defensivo que atacante porque ambos não se aventuram muito no ataque, nas alas apresenta Campbell e Olaitan com o, o jogador emprestado pelo Arsenal a ser o que têm mais destaque pela sua explosividade quando tem a bola para iniciar o ataque, no outro tem Olaitan que e um jogador tipo Varela e por isso preciso na equipa grega, a jogar a ponta de lança é o argentino Saviola que não é preciso alongar muito, pois toda a gente já sabe da qualidade que têm.


     Aparentemente, deve ser a equipa mais fraca do grupo e que tem menos hipóteses de continuar na Europa mas mesmo assim é preciso ter cautelas pois pode causar sensação no grupo porque têm no seu grupo jogadores que podem dar o que é preciso para estragar os jogos às outras equipas, ou seja, têm jogadores como Gillet e Praet que podem com a sua qualidade, causar surpresa e tem como principal ameaça o avançado, Matias Suarez que é o jogador com maior cotação do plantel belga. Mas que também tem nas alas Achempong que também é um jogador a ter em atenção pela sua velocidade que imprime no ataque e pela sua facilidade de ultrapassar os jogadores adversários.   Mas, que no seu meio-campo não é tão forte como das outras equipas do grupo e por isso pode ser por ai que a resistência belga pode cair por água a baixo.

Assim prevemos a classificação:
- 1º  PSG
- 2º  Benfica
- 3º  Olympiacos
- 4º Anderlecht

Amanhã o Benfica joga com os belgas no estádio da luz às 19:45


P.S: PROMETEMOS QUE DURANTE A SEMANA FAZEMOS A ANÁLISE DO GRUPO COM O PORTO.




ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com