Aviso: RigorTático em Manutenção      

LIGA DOS CAMPEÕES: Análise do Grupo do SL Benfica


E o sorteio assim o ditou que, este ano, o Benfica calha-se no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões, juntamente com o milionário Paris Saint German de frança, o Olympiacos da Grécia onde joga Paulo Machado e Anderlecht da Bélgica. Um grupo onde, teoricamente, o Benfica, pelos argumentos de que dispoem, terá mais do que obrigação em qualificar-se para a próxima fase. 
Benfica:
    O treinador Jorge Jesus, não deve abdicar do seu esquema tático habitual, 4-2-3-1, com um médio mais recuado e outro mais à frente a ajudar as tarefas ofensivas.
    Assim, o treinador da Luz, deve colocar na baliza Artur, que irà fazer a sua terceira época de águia ao peito sendo já considerado o dono da baliza encarnada. Nas laterais, principalmente na ala esquerda o assunto já deve estar encerrado, pois não há dúvidas nenhumas que Siqueira vai ser titular (ainda por mais Bruno Cortez foi excluído da lista) e assim trazer mais força ao ataque e mais solidez defensiva ao conjunto encarnardo, tendo, desta maneira, o Benfica resolvido um assunto que já vinha a ser arrastado há bastante tempo. Na ala direita o assunto já não é tão evidente, mas nós apostamos que quando Sílvio voltar de lesão e recuperar a sua melhor forma deve arrumar Maxi de vez do lugar, este que tem vindo a demonstrar com as suas últimas exibições que não tem estaleca para jogar num clube como o Benfica. No centro da defesa, a dupla Luisão-Garay, deve continuar, tanto pela sua segurança que transmite à equipa como por se completarem-se um ao outro na perfeição. No meio-campo como referimos num post anterior, devido à lesões que o Benfica tem sofrido (Salvio, Sulejmani, ), Fejsa deve começar a jogar ao lado do Matic, com este a ocupar o lugar de Enzo que deverá ser colocado no lugar deixado por Salvio. A grande questão a saber é se os dois sérvios conseguem jogar juntos, o que já foi posto em causa pelos críticos, mas se eles conseguirem se conjugarem, não há dúvidas nenhumas que o miolo do Benfica vai ficar muito mais forte por causa da qualidade dos dois jogadores em causa. Depois mais à frente temos sem dúvidas nenhumas os melhores jogadores do Benfica em termos técnicos, Markovic e Gaitan, eles que podem decidir jogos sozinhos quando o coletivo não o conseguir. No lugar de ponta de lança, temos Cardozo que é o melhor avançado do Benfica nestes últimos anos e basta a olhar para as estastiticas, pois o paraguaio marca 20 golos para cima por época e sabe-se posicionar no ataque, joga bem de costas e raramente falha nos momentos em que a luz chama por ele.

Paris Saint German:

A equipa francesa apresenta-se como a melhor do grupo, pois dispõem do melhor plantel em relação às outras 3 equipas, com quem vai jogar.
  Na baliza, a equipa francesa têm como guardião o italiano Sirigu que já provou que na sua melhor forma é muito útil, além da sua experiência e reflexos, mais à direita, o dono é o Holandês Van der Wiel, que é uns dos melhores defesas a atacar na atualidade pela sua ténica, bons cruzamentos e velocidade mas no capitulo defensivo já compromete mais. No centro da defesa, Blanc conta com dois brasileiros de enorme qualidade nos pés tanto como no jogo aéreo, bons a desarmar e não cometem muitas falatas, ou seja, defesas de top com principal destaque para Thiago Silva que é o melhor defesa do mundo na atualidade. Na esquerda, deve alinhar o prodígio francês,Lucas Digne, que se comprovar a sua evolução nos próximos tempos pode vir a ser considerado o melhor lateral- esquerdo do mundo, pois apresenta uma grande ténica e maturidade no seu jogo que não é comum nos miúdos da sua idade e é tão bom a atacar como a defender. No meio-campo deve alinhar Maitudi e Thiago Motta com o francês a ser o principal destaque pela sua excelente forma que está atravessar, sendo neste momento o melhor bot-box frances, fazendo lembrar Makelele, o outro jogador que completa o miolo é o italiano Thiago Motta pois têm a qualidade que a equipa precisa para equilibrar a equipa nos momentos defensivos e atacantes. Nas alas, os franceses apresentam Lavezzi e Lucas que são jogadores bastantes rápidos e ténicamente evoluídos e que podem decidir jogos sozinhos, no apoio a Ibrahimovic deve jogar Cavani que juntamente com o sueco promete ser uma enorme dor de cabeça paras as defesas das equipas adversárias, pela sua capacidade de finalização, como conseguem jogar de costas para a baliza  e a forma como encontram espaços para marcar golos.
 

A outra equipa que faz parte do grupo C é o Olympiacos, que na nossa opinião é a equipa que pode trazer mais dificuldades ao clube da luz, pois reforço-se muito bem esta época e apresenta um plantel equilibrado.
    Assim a equipa apresenta na baliza o antigo guarda-guedes do Benfica, Roberto que não foi muito feliz na passagem por Portugal, mas é um redes com muita qualidade e bons reflexos. Na direita apresenta também outro jogador bem conhecido dos portugueses, o brasileiro Leandro Salino, que sem ser um jogador que se destaca  muito durante os 90 minutos é um defesa que é competente e tem bastante qualidade quando apoia o ataque, no centro da defesa têm os gregos Siovas e Manolas que são defesas- centrais com alguma qualidade  para a posição. No lado esquerdo tem o camoranês Bong que também é melhor a atacar que a defender e por isso pode ser por ai que as equipas devem explorar o seu ataque. No meio campo apresenta Maniatis e Samaris que são jogadores para dar mais equilibrio defensivo que atacante porque ambos não se aventuram muito no ataque, nas alas apresenta Campbell e Olaitan com o, o jogador emprestado pelo Arsenal a ser o que têm mais destaque pela sua explosividade quando tem a bola para iniciar o ataque, no outro tem Olaitan que e um jogador tipo Varela e por isso preciso na equipa grega, a jogar a ponta de lança é o argentino Saviola que não é preciso alongar muito, pois toda a gente já sabe da qualidade que têm.


     Aparentemente, deve ser a equipa mais fraca do grupo e que tem menos hipóteses de continuar na Europa mas mesmo assim é preciso ter cautelas pois pode causar sensação no grupo porque têm no seu grupo jogadores que podem dar o que é preciso para estragar os jogos às outras equipas, ou seja, têm jogadores como Gillet e Praet que podem com a sua qualidade, causar surpresa e tem como principal ameaça o avançado, Matias Suarez que é o jogador com maior cotação do plantel belga. Mas que também tem nas alas Achempong que também é um jogador a ter em atenção pela sua velocidade que imprime no ataque e pela sua facilidade de ultrapassar os jogadores adversários.   Mas, que no seu meio-campo não é tão forte como das outras equipas do grupo e por isso pode ser por ai que a resistência belga pode cair por água a baixo.

Assim prevemos a classificação:
- 1º  PSG
- 2º  Benfica
- 3º  Olympiacos
- 4º Anderlecht

Amanhã o Benfica joga com os belgas no estádio da luz às 19:45


P.S: PROMETEMOS QUE DURANTE A SEMANA FAZEMOS A ANÁLISE DO GRUPO COM O PORTO.




ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com