Aviso: RigorTático em Manutenção      

Académica de Coimbra: Sempre "no dez" não ajuda na busca da Europa













9ºAcadémica (21pt): Da passagem de grandes treinadores à conquista da taça de Portugal na temporada 2011/2012, muito têm sido os feitos e êxitos dos estudantes nos últimos anos, mas a Briosa continua a falhar o seu grande objectivo: acabar o campeonato num lugar que permita jogar nas competições europeias. Na verdade, não tem sido nada fácil, já que a equipa de Coimbra não consegue sair "da casa dos dez". Depois da conquista da taça frente ao Sporting, Pedro Emanuel entrou na época passada com a fasquia alta: A Académica entrava noutro mundo com o seu passe direto para fase de grupos da Liga Europa fruto da conquista da taça. Os estudantes foram sorteados para o grupo B com Atlético Madrid, Viktoria Plzeň e Hapoel Tel Aviv, e até conseguiriam uma vitória histórica em casa frente ao Atlético de Madrid, mas A Briosa acabaria essa nova etapa no terceiro lugar do grupo com 5 pontos, com 1 vitoria, 2 empates e 3 derrotas. No campeonato, o ex-jogador do FC Porto, Pedro Emanuel, não resistiu aos maus resultados: a direção da briosa, liderada por José Eduardo Simões, acabou por decidir à 25ª jornada, quando a Académica estava praticamente à beira da descida, ocupando o 14º lugar com 21 pontos, que o antigo central já tinha dado tudo pela equipa e optou por contratar Sérgio Conceição, que se mantém no cargo até esta viragem do ano. Os estudantes conseguiram terminar a temporada no 11.º posto, após algum sofrimento na reta final, com apenas mais quatro pontos que o primeiro despromovido, o Moreirense.

Este ano, e como já vem sendo hábito, a intranquilidade instalou-se nos últimos tempos para os lados do Mondego, com a Académica apenas ter conquistado 5 vitorias, 3 empates e 7 derrotas em 15 jogos cumpridos, ocupando assim o 10.º posto da tabela no fecho da primeira volta. Na abertura da segunda volta, uma vitória frente ao Gil Vicente, por 1-0, permitiu à equipa de Coimbra conquistar a sua sétima vitória e subir ao 9º lugar da liga portuguesa com 21 pontos. 

Os primeiros vencedores da taça de Portugal continuam na luta pelo troféu deste ano. Depois de terem eliminado adversários como o Belenenses, Ac de Viseu e Beira Mar, a Académia vai agora medir forças com o Rio Ave nos quarto-de-final. Se conseguir assegurar a passagem às meias finais terão como adversários o Desportivo de Aves ou o Sporting de Braga. Na Taça da Liga, os estudantes não seguram a passagem à fase de grupo, tendo sido eliminados pelo Penafiel nas eliminatórias.

Balanços até ao momento: Gil VicenteCS MarítimoVitoria Setúbal FCFC AroucaCF BelenensesSC Olhanense e FC Paços de Ferreira.
Próximo dia: Balanço sobre Rio Ave

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com