Aviso: RigorTático em Manutenção      

FC PORTO: Crise de resultados, falta de motivação e lenços brancos contra Paulo Fonseca que, ao contrário dos últimos treinadores, ainda não tinha tido qualquer experiência no Porto



3º FC Porto (42pt):  A época de 2012/2013 ficará na memória de todos os portistas como a época do título do minuto 92, do clássico entre o Porto e o Benfica, no Estádio do Dragão, a 11 de maio: Após passe de Liedson, Kelvin teve o momento do ano quando rematou de primeira e marcou o golo que praticamente garantiu a conquista do campeonato, diante do Benfica, sagrando-se tricampeões nacionais. A conquista do campeonato sem derrotas, algo que apenas André Villas-Boas tinha conseguido, fez parecer normal um ano em que a equipa do FC Porto e, especialmente, Vítor Pereira foram criticados.

A nova época deu início a uma grande mudança no reino do dragão. João Moutinho e James Rodríguez saíram para o Mónaco (por 75M), Vítor Pereira não renovou e Paulo Fonseca, que tinha feito uma grande época no Paços de Ferreria, foi contratado para treinador da equipa azul-e-branca. Ao reino do dragão chegaram também vários atletas: Diego Reyes, Héctor Herrera, Licá, Josué, Quintero, Carlos Eduardo e Ghilas foram as principais contrataçoes dos dragões. Paulo Fonseca iniciou bem a temporada e conquistou a Supertaça frente ao Vitória de Guimarães.

No entanto, esta época, o FC Porto está a ter dificuldades em mostrar o futebol que tem habituado os seus adeptos nos últimos anos. O campeonato está longe de estar a correr e os campeões nacionais encontram-se, à jornada 20, no 3º lugar com 42 pontos, 13 vitorias, 3 empates e 4 derrotas. No ínicio, Fonseca tentou mudar o sistema táctico da equipa, mas a equipa não conseguiu dar os resultados que esperava, teve alguns empates e até acabou por perder frente à Académica pondo fim a um série de 53 jogos consecutivos sem perder para campeonato. Paulo Fonseca acabou por voltar ao esquema antigo e as vitórias voltaram até ao jogo da Luz onde perdeu com o rival Benfica. No mercado de inverno, Lucho decidiu sair do clube e Fonseca fez regressar Ricardo Quaresma. Na 2ª volta, o Porto ganhou ao Setúbal, ao Paços e ao Gil Vicente e perdeu com o Marítimo e com o Estoril. A derrota com o Estoril ficou marcada pelo ponto final de 5 anos sem perder no Estádio do Dragão. O Porto está agora a 7 pontos do 1º lugar.

A participação nas competições europeias está a ser o grande calcanhar de Aquiles para Paulo Fonseca. Na Liga dos Campeões, o Porto foi sorteado com Atlético de Madrid, Zenit e Austria Wien e o grupo até parecia ser acessível para os azuis-e-brancos. Mas, apesar de terem sido cabeças-de-série no sorteio, o Porto apenas ganhou 1 jogo, empatou 2 e perdeu os outros 3, conquistou 5 pontos em 6 jogos e foi relegado para a Liga Europa. Os azuis e brancos nunca tinham tido uma prestação tão fraca na prova europeia. Na Liga Europa, o Porto disputou os dezasseis-avos de final com o Eintracht Frankfurt mas, apesar de ter uma equipa muito mais forte que a dos alemães, teve muitas dificuldades, consentiu golos, empatou os 2 jogos e apenas apurou-se pela regra dos golos marcados fora de casa. O Nápoles é o próximo adversário na competição.

Na taça de Portugal, os campeões nacionais estão nas meias finais, depois de derrotar o Trofense, o V.Guimarães, o Atlético e o Estoril, e vão defrontar em dois jogos o rival Benfica. Na taça da liga, os dragões foram sorteados no grupo B com o Sporting, o Marítmo e o Penafiel e conseguiram acabar em 1º lugar com 2 vitórias e 1 empate, qualificando-se para as meias-finais da prova onde também vão jogar com o rival Benfica.

Balanços até ao Momento: Sporting CPCD NacionalGD Estoril Praia, SC BragaVitoria Guimarães SCAcadémica de Coimbra, Rio Ave FC,Vitoria Setúbal FCCS MarítimoGil VicenteFC AroucaCF BelenensesFC Paços de Ferreira e SC Olhanense
Próximo dia: Balanço Sobre SL Benfica

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com