

A nova época começou com um aspeto desportivo positivo: conseguiram uma boa ação financeira após ganharem dinheiro com a venda de alguns jogadores e terem reduzido de forma considerável o seu passivo. O Vitória começou por enfrentar o FC Porto na Supertaça, mas os vencedores da taça de portugal não conseguiram superiorizar-se frente aos campeões nacionais e perderam no Muncipal de Aveiro por 3-0. Na Liga Europa, a equipa de Guimarães integrou-se no Grupo I com o Lyon, o Real Betis e o HNK Rijeka. A formação de Rui Vitoria até começou muito bem a campanha na Europa com uma vitoria por 4-0 frente aos croatas (com esta vitoria os vimaranenses foram a única equipa portuguesa a conseguir uma vitória, este ano, na fase de grupos da competição), mas ao longo da competição somou apenas dois empates e três derrotas, acabando por ficar na terceira posição com 5 pontos, superados pelos espanhóis do Betis e os franceses do Lyon.
No campeonato, o Guimarães chegou ao final da primeira volta a um ponto da zona europeia, com 7 vitorias, 2 empates e 6 derrotas. Os pupilos de Rui Vitória abriram a segunda vitória com a sua 8ª vitória frente ao Olhanense que originou o quarto lugar no fim dessa jornada. A equipa acabou por cair para a 6ª posição com 26 pontos depois de perder frente ao Nacional em casa por 1-2. Na Taça de Portugal, os defensores do título cairam na quarta eliminatória no D. Afonso Henrique frente ao FC Porto por 2-0. Por ter apenas conquistado um lugar no meio da tabela na época passado, o Vitória de Guimarães disputou a Taça da Liga mais cedo onde acabou por ser eliminado de forma surpreendente pelo Leixões por um resultado conjunto de 4-2 nas duas mãos.
Balanços até ao Momento: SC Braga, Académica de Coimbra, Rio Ave FC, Gil Vicente, CS Marítimo, Vitoria Setúbal FC, FC Arouca, CF Belenenses, SC Olhanense e FC Paços de Ferreira.
Próximo dia: Balanço Sobre Estoril de Praia
Comente